sexta-feira, 27 de março de 2009

Tendências para o próximo verão

O primeiro passo é entender de onde surgiram as novas idéias. Quando um estilista constrói uma linha, normalmente ele busca inspiração em temas pré-determinados, principalmente se o objetivo dele é atingir grandes vendas. Segundo a elaboração feita pelos consultores do Senac, podemos esperam cinco grandes vertentes de estilo.

1- Arquitetura na moda: as construções arquitetônicas para a moda se traduzem em peças elaboradas de alfaiataria, formas amplas e arredondadas - que se assemelham ao trabalho de Oscar Niemeyer. E resgatando um ícone dos anos 80, estão de volta os ombros estruturados que fazem lembrar as ombreiras.

2- Romantismo: aposte em babados, frufrus, tules, saias rodadas e muitas bolas e florais para estampas.
Lívia Souza/Terra
Lívia Souza

3- Étnico: a Índia está na moda e isso não é novidade para ninguém. Mas além das influências asiáticas, a África estará em alta e o estilo de vida do oeste americano bem caracterizado por caubóis (tendência folk) e índios (transportados para estampas e penas como acessórios).
Lívia Souza
4- Esporte e tecnologia: roupas que lembram o uniforme dos atletas serão vistas na passarela. O bermudão do boxeador ganha glamour em tecidos como seda e o recorte nadador sai dos maiôs para blusas femininas. As regatas devem aparecer com o decote bem profundo. A tecnologia está nos tecidos e em desenhos computadorizados.
Lívia Souza
5- Natureza: verão lembra férias, e como não poderia deixar de ser, a fauna e a flora estão nas estamparias, com grande destaque para um bichinho em especial: a borboleta. O navy - visual que se assemelha às roupas de marinheiro - também vem com tudo.Lívia Souza

Cores: a consultora Luciana Parisi foi enfática ao dizer que os tons de coral serão os reis da estação. Coloque na cartela os laranjas, rosas, azuis e verdes, principalmente os amarelados e azulados. Já o roxo, grande vedete de temporadas passadas, perde a posição de destaque.

Jeanswear: quem é apaixonada pelas calças bem justas ao corpo não precisa arrancar os cabelos. "Quantitativamente falando, a moda é skinny", afirma o consultor de tendências Fernando Aidar. O especialista em jeanswear levanta ainda algumas peças chaves nesse segmento. A baggy com o barra enrolada e a sarouel são opções para as mais antenadas. As bermudonas no estilo boyfriend (parece que você pegou emprestada do namorado), também estarão presentes no verão. E não esqueça do colete, ele pode vir com aplicações em tecidos florais.

Masculino: para os mais modernos a aposta está na gola em V. Cada vez mais cavado, o recurso valoriza o tórax e confere um toque sensual à produção. Os botões também estão em alta, principalmente no modelo portuguesa - a gola em V com botões.

Acessórios: como essa área é muito vasta, estará dividida nos seguintes segmentos.
- sapatos: vai ser difícil tirar as sapatilhas do centro das atenções, mas quem também ganha destaque é a anabela, baixa ou muito alta. Entre os materiais, a atração será a camurça, com direito a franjas. Já com relação à cor, invista no café (marrom escuro). Em tempo: as gladiadoras devem permanecer, mas com influências dos anos 70 e do estilo safári.

- bolsas: cores vibrantes e envernizadas. Esta é a cara do verão, segundo a consultora Beth Salles. Se quiser mostrar que anda mesmo antenada não deixe de ter um modelo bem pequenininho. Neste segmento, as bolsas-carteira devem continuar, inclusive com pequenas alças, que funcionam quase como uma pulseira. E, claro, as franjas de camurça no melhor estilo country. Quanto às alças, vale destacar as transversais e os modelos tira-colo com correntes.

- cintos: chama a atenção o cinto bem fino que vem logo abaixo do busto. Para diferenciar ainda mais, vale colocar uma faixa de tecido sob a peça, em uso conjunto. Laços, tachas e pirâmides adornam as peças.

- bijuterias (colares, brincos, pulseiras): "O cabelo vem muito arrumado, com faixas, broches, tiaras, chapéu", afirma Beth Salles. Quanto a colares, o queridinho do verão é o modelo com pérolas, de preferência misturadas com fitas e laços. Para as orelhas, nada melhor que as argolas. E os pulsos ficarão encobertos por braceletes de metal, plástico, madeira, trançados com fios de couro, coloridos ou em tons sóbrios .

Moda praia: o diferencial das peças de swimwear está nas alças. Transpassadas, em tranças, de um ombro só, com argolas. Enfim, a moda será reinventar o look quase que institucionalizado das alcinhas que se unem atrás do pescoço. O top faixa, ou seja, tomara-que-caia, também servisto com freqüência nas areias.


Lívia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário