sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Moda do Bem

1Carol-Trentini_113

Em tempos de mudanças climáticas em nível global, moda e sustentabilidade têm muito a ver. Um bom exemplo dessa parceria é o projeto SAVE ME, fruto da união do estilista Carlos Miele e a Rainforest Foundation (fundação criada pelo cantor Sting em 1989 e que tem por objetivo apoiar a preservação das florestas tropicais e dos povos indígenas no Brasil). Para dar visibibilidade à causa através da moda, Miele convidou o carlos-miele-save-mebombado diretor de estilo da Vanity Fair, Michael Roberts, para criar a logo SAVE ME (imagem ao lado) que estampa uma camiseta eco-friendly, confeccionada toda com algodão orgânico, lançada este ano durante a NY Fashion Week.

Politicamente correto, esta não é a primeira vez que Carlos Miele desenvolve uma parceria com a fundação criada por Sting. Ano passado celebs como Scarlet Johansson e Rachel Zoe partticiparam da iniciativa eco-fashion desenhando algumas estampas para o projeto SAVE ME.

Para o lançamento da campanha a top Carol Trentini (foto acima) foi especialmente convidada para ser a garota-propaganda da causa. Em 2010, Miele apresentará as camisetas no desfile de sua coleção no Rio Summer e as mesmas estarão sendo vendidas nas lojas do designer em NY, Paris e Brasil, com parte da renda revertida para os projetos da Rainforest Foundation.

Ótima iniciativa, não?

sábado, 24 de outubro de 2009

O cavalo baixo

Aqui vai um post para nós MENINOS que curtimos as calças de cavalo baixo, super hit atualíssimo da moda masculina que começou a ser visto nas passarelas de verão e de inverno 2008 e que contiuam firmes para quem quer um look cheio de atitude e style.
Ao lado da calça saruel (que é mais larga no quadril) as calças de cavalo baixo estão no mercado com grande variedade no que diz respeito ao caimento e aos materiais com os quais são feitas. Aquelas mais ajustadas no corpo são os modelos perfeitos para a cidade.
Para usar esse modelo de calça a preocupação básica que deve existir é com qual camisa compor o look e também com o que usar nos pés. Calças de cavalo baixo combinam com camisas e camisetas (vale também um blazer ou um cardigãa) e quanto aos sapatos os tênis de solados finos e fôrma alongada são ideiais. Um All Star, por exemplo, fica ótimo.
Outra dica fundamental é atentar para o fato de que essas calças não ficam bem em qualquer pessoa. Para os baixinhos (ou que se julgam baixos), por exemplo, a calça deixa a pessoa ainda mais baixa, por achatar a silhueta. Enfim, como em qualquer produção, aqui também vale a máxima: o menos é mais. O cavalo da calça, baixo, é a grande atração do visual.
Tritondermetropoli09soubhia350
O modelo em xadrez da Triton e em moleton com o cavalo beeem baixo da Der Metropol / Casa de Criadores
OsklenEllus
Com as barras enroladas (Osklen) e o modelo em cinza super urbano da Ellus

terça-feira, 22 de setembro de 2009

bolsa-carteira para os homens? por que não?

Pode-se falar em polêmico, mas eu prefiro ousado. Refiro-me ao desfile da coleção de verão 2010 da grife Marc by Marc Jacobs semana passada durante NY Fashion Week. Mas não falo de ousadia com relação às roupas. Estas são incrivelmente interessantes e bem usáveis fora das passarelas inclusive. O ousado refere-se aos acessórios masculinos da coleção apresentada. Entre tais acessórios, havia algo um tanto quanto não usual no que diz respeito à moda masculina, no caso em questão umabolsa-carteira, também conhecida como cluth bag.

00020m 00040m

00330m 00760m

As bolsas-carteiras masculinas na coleção de verão 2010 de Marc by Marc Jacobs

Mas bolsa-carteira para os homens?!?! Sim! Por que não? Marc Jacobs colocou em sua passarela meninos usando bolsas do tipo, feitas em náilon e couro em modelo esportivo. Para quem poderia pensar que tais bolsas são uma exclusividade das mulheres, engana-se. Outras marcas já investiram na idéia, criando modelos masculinos das cluth bags nas quais se pode carregar somente o essencial. É o fim das maxi-bolsas dos homens? Não. Estas continuam valendo e não devem sair de moda. A mesma Marc by Marc Jacobs levou à passarela belos modelos de bolsas grandes masculinas em sua coleção de verão 2010 feitas no mesmo material das bolsas-carteiras (o náilon) e usadas tanto a tira-colo quanto com a alça trespassada sobre o corpo (no estilo carteiro) ou, então, carregadas à mão.

00060m 00260m 00340m

As maxi-bolsas continuam com tudo e, ao lado das cluth bags, marcaram presença na coleção de verão 2010 de Marc by Marc Jacobs

É por isso que, como falei lá no início, penso que não dá pra se falar em polêmica. Talvez esse termo se aplique melhor na coleção masculina de inverno 2008 da Prada, na qual Miuccia causou o maior burburinho com seus homens de aspecto delicado e usando looks com várias conotações femininas, inclusive nas bolsas-carteiras com as quais alguns modelos desfilaram.

17 00050m 000200m

Coleção masculina de inverno 2008 da Prada: looks “estranhos” , de conotação feminina e lá estavam também as bolsas-carteiras

Ousadias à parte, importa que há modelos de bolsas-carteiras masculinas sim e que elas não tem nada de femininas. A versão masculina do acessório normalmente tem um tamanho maior que a feminina e não é cheia de adornos. Prática, dá para levá-la a todo lugar: do trabalho ao lazer. Embora eu seja adepto das bolsas grandes, não dá para negar que é mais uma opção para nós. Que tal?

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

nyfw: tendências de verão 2010

A temporada de desfiles das coleções de verão no hemisfério norte só estão começando, mas com o final da semana de moda de NY já se pode apontar algumas tendências a partir do que se viu nas passarelas. Entre tais tendências vale ficar de olho nos cintos, no comprimento curto dos vestidos, ascombinações saia+camisa ou saia+camiseta e os tons que mais se viu dentro das cartelas de corestrabalhadas. A seguir, um pouco dessas idéias exemplificadas pelos looks de alguns estilistas que desfilaram suas coleções na NYFW:

Com relação aos cintos eles apareceram em praticamente todas as coleções, sempre marcando a silhueta com uma cintura alta. Alguns bons exemplos disso estão nos looks de Zac Posen, Marc by Marc Jacobs e Proenza Schouler.

00060m 00010m 00200m

Os cintos nas coleções de Zac Posen, Marc by Marc Jacobs e Proenza Schouler

Quanto ao comprimento dos vestidos, eles se apresentaram com pelo menos dois palmos acima dos joelhos, consagrando assim os mais curtos. Os modelos é que variaram do tomara-que-caia, àqueles com manguinhas e também no estilo regata. Foram vistos nas coleções de Calvin Klein, Carlos Miele eDerek Lam.

00180m 00170m 00070m

Vestidos curtos em versões variadas nos desfiles de Calvin Klein, Carlos Miele e Derek Lam

A combinação saia+camisa ou saia+camiseta apareceu em vários desfiles, seja no estilo mais casual ou mais formal. As saias sempre estiveram ou amplas ou justas. Proenza Shouler, Zac Posen e Narciso Rodriguez exemplificam bem essa tendência.

00190m 00130m 00290m

Combinação de saia+camisa/camiseta nos looks de Proenza Shouler, Zac Posen e Narciso Rodriguez

Sobre a cartela de cores que predominou nas coleções, vimos que as cores fortes (algumas em tons flúo) continuam com tudo. Associado a isso a mistura e a sobreposição de estampas diferentes em um mesmo look também esteve super válido nas passarelas. Zac Posen, Proenza Shouler e Marc by Marc Jacobs estão entre aqueles que souberam trabalhar estas idéias.

00040m 00130m 00200m

Cores fortes e misturas de diferentes estampas na passarela de Zac Posen, Proenza Shouler e Marc by Marc Jacobs

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Havaianas lança nova coleção com inspiração na India e Africa do Sul


A coleção 2010 das Havaianas traz diferentes inspirações e novidades. Em busca da diferenciação e exclusividade a nova coleção traz inspirações da Índia, África do Sul, no universo Fun, além da alegria do verão tão característico da marca e a sutileza na inovação de novos formatos de solas e tiras.

Imagem do dia: Dolce&Gabbana Autumn Winter 2009/10 Campaign

DG1
As primeiras imagens que começam a cair na rede sobre a mais nova campanha de outono-inverno 2009/2010 da Dolce&Gabbana mostram em primeiro plano as modelos Edita Vikeviciute, Mariacarla Boscono e Heidi Mount. Lindas!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Reciclagem Fashion

Não vejo a hora de ter em mãos meu exemplar da edição de setembro/09 da W Magazine. São tantos editoriais de moda incríveis que a revista trás que a ansiedade em poder ver tudo de pertinho é imensa!

Em um desses editoriais, intitulado de “Paper Bag Princess“ street style e high fashion estão unidas e, com referências nos os anos de 1970 e 2009, resultaram em um cenário urbano onde as sacolas de grifes famosas como Dior, Prada, Lanvin, Chanel, Versace, entre outras marcas aparecem ora compondo as cenas onde as tops são clicadas, ora servindo, interessantemente, de roupas para elas. Os clics são de Craig McDean e o styling ficou por conta de Alex White.

fass_mcdean_01_h

fass_mcdean_02_h

fass_mcdean_07_h

fass_mcdean_08_h

sábado, 22 de agosto de 2009

A inusitada nova musa de marc jacobs

Parece que depois de Victoria Beckham, Winona Ryder e Kate Moss, a nova musa de Marc Jacobs é ninguém menos que Miss Pig, a adorável personagem dos Muppets. É que ela vai usar um look assinado pelo estilista no Glamorama, evento que une moda e música hoje (21.08), em Chigaco.

Vaidosa como ela só, Miss Pig visitou pessoalmente o atelier de Jacobs usando um de seus vestidos da coleção de outono-inverno/2010 para fazer a escolha do seu look de festa entre as peças da nova coleção do estilista, as quais serão apresentadas durante a semana de moda de Nova York, mês que vem.

Arrasa Pig!!!

0,,21719595-EXH,0000040m

Miss Pig usou um vestido da coleção de inverno/2010 de Marc Jacobs durante sua visita ao atelier do estilista.

0,,21719635-EXH,0000,,21719635-EXH,0100
Arrasando no style: Mais looks assinados por Marc Jacobs para vestir Miss Pig.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A moda masculina tem cor: é AZUL!

Não é novidade o fato de que a moda masculina, ao contrário da feminina, é contida e com pouca variação entre uma estação e outra. Normalmente essas variações costumam ocorrer nas cores dos modelos desfilados pelas grandes grifes. 
Entre as coleções internacionais, ja se viu prevalcer os tons claros e beges, e, mais recentemente, as cores ao lados dos tons mais sóbrios foram vistos como fortes tendências para o verão 2010 na úlitma temporada de desfiles masculinos de Paris.
Ainda em relação às cores, o azul despontou como forte tendência nas passarelas masculinas para a próxima estação, sobretudo em Milão. E os azuis prometem agradar a todos: do azul-marinho ao celeste (bem clarinho) esses tons foram vistos em tecidos que foram dos mais opacos aos cheios de brilho.  Dá só uma olhada nas fotos abaixo:

Burberry Prorsum
 Burberry Prorsum

CK
Calvin Klein 

DG
D&G

Dries Van Noten
Dries Van Noten

Gucci
Gucci

Lanvin
Lanvin

McQueen
Alexander McQueen

terça-feira, 30 de junho de 2009

Semana de moda masculina em Paris

A semana de moda masculina de Paris, uma das mais elegantes do planeta fashion, terminou hoje e as grandes grifes apresentaram suas idéias para o verão 2010. Como não poderia deixar de ser os olhos da imprensa especializada estiveram voltadas para Paris nestes últimos dias e aproveitei para selecionar alguns dos looks que mais me chamaram a atenção, como por exemplo:

Jean Paul Gaultier

Gaultier1Gaultier2Gaultier3

Gaultier soube dosar as cores e a sobriedade em seus looks. O terninho branco com arremates em preto combinado à gravata listrada ficou ótimo, sem falar no look em tons quentes combinando o vermelho e o laranja. Atenção também para a jaqueta em jeans com ótimos detalhes no abotoamento frontal formando um X. Show!

Hugo Boss

Hugo Boss2Hugo Boss3Hugo Boss1

Um verdadeiro clássico da moda masculina Hugo Boss, com os looks assinados por Bruno Pieters, ganhou muitos elogios. O desfile da coleção começou com looks em tons claros, evoluindo para outros cheios de paetês, contudo, bem no estilo minimal. Detalhe para as lindas sandálias estilo gladiador que Bruno colocou na passarela calçando os pés dos meninos!

Louis Vuitton

Louis Vuitton4Louis Vuitton1Louis Vuitton2

A coleção assinada por Paul Helbers foi inspirada nos “bike messengers“, mensageiros super elegantes que só mesmo em Paris existem. As jaquetas sintéticas, assim como os blazers cheios de cor combinados às bermudas encheram a passarela com um verão bem animado.

Paul Smith

Paul Smith1Paul Smith2Paul Smith3

Paul Smith foi outro designer que soube dosar as cores e os tons mais sóbrios para a sua coleção de verão. Assim, ao lado de looks em cores quentes puderam ser vistos também belos blazers em tons escuros e cheios de elegância.

Hermès

Hermes1Hermes2Hermes3

A coleção de verão masculina da Hermès, assinada por Veronique Nichanian, veio sóbria e com muito tons terrosos, o colorido (alguns verdes bem claros) ficou restrito a detalhes nas produções. Foram vistos ótimos looks em cores neutras e básicas que foram do preto, passando pelo bege e o marron escuro.

Dior Homme

Dior Homme1Dior Homme3Dior Homme2

Kris van Assche, para a Dior Homme, foi um dos estilistas mais festejados durante a semana de moda masculina em Paris. Há dois anos à frente da grife, ele que vinha ganhando críticas bem negativas sobre o seu trabalho, viu a coisa mudar. O designer conseguiu agradar a imprensa especializada com uma alfaiataria bem leve, diferente das coleções de seu antecessor, Heidi Slimane.